Na internet, existem muitas crenças populares sobre a gravidez, tantas que acabam nos deixando super confusas sobre o que é verdade e o que é mito. Frases como “grávida tem que comer por dois” ou “grávida não pode fazer exercícios físicos” são algumas das várias que escutamos durante a gravidez.
Vamos desvendar alguns mitos, mãezinha?
Mulher grávida tem que comer por dois

Mito. Se a grávida comer por dois, pode acabar engordando. Ao longo do dia, devem ser feitas de seis a sete refeições balanceadas e bem distribuídas. É importante que a gestante consuma proteína e carboidrato, pois essas são as principais fontes de nutrientes que alimentam o feto. Entretanto, ainda assim podemos usar essa desculpa para comer um pouco mais do nosso prato favorito, né? Mas sem exageros!
Grávida não pode ter relações sexuais
Depende. Se a gestante apresentar sangramento vaginal ou placenta de inserção baixa (quando a placenta fica na parte inferior do útero, cobrindo o colo do útero), ela não deve fazer sexo durante a gravidez. Nesses casos, a prática pode estimular a contração do útero e gerar mais sangramento, provocando parto prematuro. Caso contrário, o sexo está liberado. Muitas mulheres sentem aumento da libido durante a gestação, que ocorre devido às alterações hormonais que marcam o período.
O feto consegue sentir quando há relação sexual entre o casal

Mito. O feto está dentro do útero da mãe e não no canal vaginal, onde ocorre a penetração.
Se a barriga estiver pontuda, é menina; arredondada, é menino
Mito. A barriga da mamãe cresce conforme a anatomia e genética. O sexo do bebê não influencia no formato da barriga da mamãe. Entretanto, ainda assim, é uma maneira divertida de tentar adivinhar o sexo do bebê.
Tomar cerveja preta melhora a produção de leite

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção do leite, tão menos cerveja.
Grávidas sentem mais calor
Verdade. Por conta da aceleração do metabolismo devido à gestação, as grávidas tendem a ficar mais suadas e a sentir mais calor.
A gestante não deve praticar exercícios físicos

Mito. Se ao passar por uma avaliação médica, a grávida não tiver fatores de risco, ela pode sim fazer atividades físicas, mas claro, com moderação. Durante a gravidez, são indicados esportes leves, como caminhadas, yoga e natação.
Gestantes podem ter manchas na pele devido à exposição ao sol

Verdade. As grávidas têm mais tendência a ter manchas na pele por conta do aumento da liberação de melanina. Por isso, é importante usar protetor solar principalmente no rosto e na barriga.
Se a grávida cruza as pernas, pode fazer com que o cordão umbilical dê voltas e enforque o bebê

Mito. Durante todo o período da gestação, o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nisso e muito menos colocam o bebê em risco.
Todos os chás fazem mal para a grávida

Mito. No entanto, nem todos os chás estão liberados. Os chás claros, como os de camomila e erva-doce, são os mais indicados, mas ainda assim, não é indicado tomar todos os dias. Devem ser evitados os chás com excesso de cafeína e com efeito diurético. Chá mate, verde, preto, de canela e boldo, por exemplo, estão proibidos.
A gestante não pode ter contato com gatos

Mito. Mas, deve-se evitar contato com as fezes do felino, pelo risco de toxoplasmose caso ele esteja infectado. No entanto, para se contaminarem, os gatos precisam comer ratos ou pássaros que tenham cistos do toxoplasma em seus músculos. Ou seja, um animal que vive dentro de casa e só come ração dificilmente será contaminado. Na dúvida, deixe a tarefa de limpar a caixinha de areia para outra pessoa.
Grávida não pode fumar

Verdade. Não há dúvidas, já foi provado que o cigarro faz mal para qualquer ser humano, imagine para a gravidinha.
Grávida não pode ingerir nada de álcool
Verdade. Não há doses de álcool consideradas seguras durante a gestação.
Conclusão
A gravidez é uma fase repleta de descobertas e mudanças, e muitas vezes somos bombardeadas com informações conflitantes que podem gerar dúvidas e confusões. É fundamental distinguir os mitos das verdades para garantir uma gestação saudável e tranquila.
Sempre que tiver dúvidas, consulte um profissional de saúde de confiança, que poderá orientá-la melhor.
Se você gostou deste artigo ou tem alguma experiência para compartilhar, deixe seu comentário abaixo. Vamos aprender e crescer juntas nesse caminho incrível que é a maternidade!
Deixe um comentário